A MAIS RÁPIDA DO MUNDO
TOURIST TROPHY DA ILHA DE MAN
UM SÉCULO DE VELOCIDADE
Image Source: Mortons Archive
Movidos pela paixão e pelo desejo ardente de cruzar a meta em primeiro lugar, as Bonneville Thruxtons, Tridents, Daytonas e os seus destemidos pilotos estão interligados para sempre à história deste icónico lugar.
Alguns desses homens, máquinas e recursos de engenharia, que iluminaram o Mountain Course, provavelmente um dos mais árduos do mundo, também propulsionaram a Triumph nos palcos do Supersport britânico e mundial.
1907 – MARSHALL E HULBERT: O LEGADO
Quando Jack Marshall e Frank Hulbert passaram pela linha de chegada do primeiro Tourist Trophy em 1907, estavam a dar início a mais de um século de tradição Triumph.
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Marshall, que nasceu a uma distância de poucos minutos da fábrica da Triumph em Coventry, assumiu a liderança quando Hulbert parou para trocar uma vela e continuou até o fim, terminando em segundo apenas depois de torcer o tornozelo durante uma queda. Inúmeros contactos com o trânsito local e com ovelhas na corrida inaugural levaram à introdução de inspectores no trajecto, uma tradição que continua ainda hoje.
No ano seguinte, Marshall regressou com uma moto que, provavelmente, foi a primeira construída especificamente para a competição e liderou todo o percurso numa prova dominada pela Triumph. As vendas de motos Triumph dispararam depois da vitória e o modelo TT Roadster desportivo despojado rapidamente foi incluído na gama de modelos.
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VOCÊ SABIA?
O Almirante Sir Robert Keith Arbuthnot pilotou a sua Triumph na prova individual do Tourist Trophy de 1908, terminando em terceiro lugar. Tanto Arbuthnot como a sua moto foram afundados pela Batalha da Jutlândia, em 1916.
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ANOS 40 – O CORAÇÃO DE LYONS
A era do Designer Chefe Edward Turner – o homem por detrás de algumas das mais icónicas motos Triumph do século XX – e a sua talentosa equipa do Departamento Experimental não pôde vir em melhor altura para o piloto de competição Ernie Lyons.
Em 1939, depois de uma promissora vitória na categoria de 500 cc da North West 200 e pouco antes da fama, o Demónio de Kildare teve um hiato na sua carreira devido à guerra. O destino faria a sua parte sete anos depois, quando, cessadas as hostilidades, a sua persistência lhe deu a oportunidade de competir na categoria Sénior num protótipo da Triumph.
Nem a neblina nem a chuva o impediram de atingir a glória no Tourist Trophy. Ele tornou-se o primeiro a pilotar uma moto com motor bicilíndrico e a vencer diante de uma multidão que se crê ter sido a maior de sempre na história do evento.
A Triumph Twin de 493 cc, que atingiu a média de 123,5 km/h apesar das condições atmosféricas, continuaria a ser o protótipo para o Triumph Grand Prix em 1948.
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1969 – CORRIDAS DE SUCESSO
Malcolm Uphill conquistou reconhecimento público e a vitória em Produção em 1969 quando pilotou uma Triumph Bonneville Thruxton no Tourist Trophy a 160,93 km/h, para cumprir a primeira volta de uma moto convencional à média de 160,93 km/h. Mas por pouco isso não aconteceu.
O sucesso na categoria 750 Production – que lhe rendeu um prémio de £50 em dinheiro e um rádio transistor – foi fundamental para que a Triumph continuasse a estar presente em corridas da categoria Production.
No ano seguinte, Uphill venceu novamente na mesma categoria, mas desta vez com uma Trident de 750cc tricilíndrica com afinação especial. A era da Slippery Sam Triumph Triple estava para começar.
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1970 – SLIPPERY SAM
A Slippery Sam – na verdade, uma das três Tridents construídas pela Triumph para o Tourist Trophy de 1970 – acabou em primeiro lugar no TT, pilotada por Uphill.
Mas o lançamento da moto não foi tão promissor: problemas no motor e um fuga intensa de óleo a meio da corrida de 24 horas do Bol d’Or da categoria Production deixou a equipa encharcada, mas aliviada por ainda terminar em quinto lugar. Entre os pilotos campeões com a Sam, numa incrível série de cinco vitórias consecutivas na categoria Production 750 entre 1971 e 1975, esteve o lendário heptacampeão do Tourist Trophy, Mick Grant.
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A icónica moto sofreu danos graves durante um incêndio em 2003 no Museu Nacional do Motociclismo do Reino Unido, mas já foi completamente restaurada.
2003 – DE VOLTA ÀS PISTAS
O neozelandês Bruce Anstey enviou uma mensagem clara ao mundo das corridas quando a sua Daytona 600 conquistou o primeiro lugar na categoria Junior do Tourist Trophy de 2003, 10,96 segundos à frente do segundo classificado e registando o tempo mais rápido do Supersport TT, de 1h15 min13,98 seg. Dois outros colegas da equipa Triumph ValMoto juntaram-se a ele entre os 10 primeiros classificados. Depois de uma ausência de 28 anos, a Triumph estava de volta.
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2014 – O FUTURO AGUARDA-NOS
Onze anos depois de Bruce Anstey sinalizar as intenções da Triumph, o piloto regressou ao Tourist Trophy, desta vez pressionando durante toda a prova o mais recente herói da Triumph, Gary Johnson, até obter uma vitória memorável.
A dupla esteve envolvida numa batalha na última volta, mas Johnson conquistou a sua segunda vitória no Tourist Trophy depois do sucesso de três anos antes em Supersport 600. Liderou desde o início, na pista molhada, numa Smiths Racing Daytona 675R, com uma vantagem de 1,5 segundos.
Johnson comentou: “Tipos como Jack e Ernie corriam quando as pistas eram muito inferiores e mesmo assim a alta velocidade. Eles eram grandes homens que abriram o caminho para a Triumph se estabelecer como um construtor com um fortíssimo pedigree de competição.”
VENCENDO COMPETIÇÕES. BATENDO RECORDES. FAZENDO HISTÓRIA.
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