Como fornecedor exclusivo dos motores destinados ao FIM Moto2™ World Championship , a Triumph Motorcycles disponibiliza a todas as equipas os motores triple (tricilíndricos) de 765 cc preparados para competição, em que cada um é baseado no bloco propulsor da Street Triple RS, líder na categoria. Com desenvolvimentos que permitem ao motor respirar mais livremente e manter regimes mais elevados, o débito de potência máxima é superior a 140 PS (um aumento de mais de 17% em relação à moto de produção).
Reconhecendo a disputa cerrada da competição e a densidade de talentos no Moto2, a Triumph e a Dorna também lançaram o Triumph Triple Trophy para correr sincronamente com o Campeonato Mundial.
Premiando desempenhos de destaque em cada final de semana, distribui pontos para os pilotos que conquistam a volta com a velocidade máxima, a pole position e a volta mais rápida da prova.
The 2024 season marks the sixth season of Triumph powering Moto2™ as the Exclusive Engine Supplier.
During the last five years, the Triumph 765cc triple powerplant has redefined the category, with constant development seeing new lap records being broken all the time as we move the Triumph powered Moto2 machines even closer to MotoGP bikes. This makes Moto2 a more relevant feeder series than ever and helps to supercharge the next generation of MotoGP superstars.
2024 sees a shake up in the Triumph Triple Trophy as, for the first time, the winner will be chosen by the fans.
After each race, a panel representing Triumph and MotoGP will select a shortlist of three standout riders from the race weekend. Fans will then be able to vote for their favourite on the MotoGP Instagram channel.
The winner at the end of the season will receive a custom-liveried Triumph Street Triple RS,
O temporada de 2023 do Moto2 assinala o arranque do quinto ano em que a Triumph é a fornecedora exclusiva de motores para a categoria. Durante este período de tempo, o motor Triumph tricilíndrico de 765cc redefiniu a classe, estabelecendo sucessivamente recordes de volta e ajudando a criar a próxima geração de estrelas do Moto2.
Com as alterações efectuadas pela triumph no tricilíndrico de 765cc, em 2023 os motores produzem mais potência ao longo da gama de rotações, até ao limite de 14.000rpm (mais 400rpm que anteriormente), para melhor desempenho e aceleração.
Mais potência e velocidade de motor exigiram componentes mais resistentes, por isso o material utilizado no fabrico dos pistões e bielas é de um grau de qualidade mais elevado, sendo que as válvulas e as suas molas também são novas. Entradas de admissão mais largas e cames com novos perfis permitem uma optimização da mistura nas câmaras de combustão. A taxa de compressão foi aumentada.
Tudo isto fornece aos pilotos mais argumentos e permite mais oportunidades de ultrapassagem e maior competitividade.