Ai Ogura é o vencedor do Triumph Triple Trophy de 2024
O Triumph Triple Trophy de 2024 foi atribuído a Ai Ogura, enquanto protagonista dos desempenhos que mais se destacaram ao longo da temporada de Moto2TM. Escolhido pelos fãs pela força, habilidade e resiliência que demonstrou, bem como pelo sucesso desportivo, o Campeão do Mundo de Moto2 ganhou uma Triumph Street Triple 765 RS com pintura personalizada.
Ogura torna-se o quinto vencedor desta competição que se desenrola em paralelo com o Campeonato do Mundo de Moto2™. Pela primeira vez este ano foram os fãs a escolher o vencedor votando a partir de uma lista de três finalistas eleitos por um painel de jurados do Triumph Triple Trophy.
Os três melhores pilotos foram publicados nas stories do Instagram do MotoGP após cada corrida e os fãs votaram no seu favorito, com pontos atribuídos por ordem de popularidade.
A tabela de pontuação inspirou-se na cilindrada do motor de 765cc da Triumph:
- 7 pontos para o piloto com mais votos dos fãs
- 6 pontos para o piloto com o segundo maior número de votos dos fãs
- 5 pontos para o piloto com o terceiro maior número de votos dos fãs
Mais de 630.000 votos foram registados com os fãs a escolherem o seu piloto favorito em cada fim de semana. Ogura entrou na lista nove vezes ao longo da temporada e foi o mais pontuado em cinco ocasiões, o que foi suficiente para coroá-lo vencedor do Triumph Triple Trophy de 2024.
INuma temporada incrível, Ogura tornou-se o primeiro Campeão do Mundo de Moto2™ japonês na era Triumph e o quarto vencedor da competição apoiada pela Triumph a passar para a classe rainha, o MotoGP™.
A moto de prémio do Triumph Triple Trophy, uma Triumph Street Triple 765 RS única, personalizada na sede global da Triumph em Hinckley, no Reino Unido, foi entregue a Ai Ogura no Grande Prémio Solidário de Barcelona, a última etapa da temporada 2024.
Ai Ogura, MT MSI Helmets Team disse: "Estou muito feliz por ter a merecido a escolha dos fãs e receber esta moto Triumph. Eu estava a acompanhar a iniciativa e sabia que o vencedor teria direito a uma moto no final. Obrigado aos fãs que votaram em mim.
“A moto parece incrível; a suspensão parece muito boa e os travões também. Preciso de pensar em como vou usar a moto, uma vez que não tenho carta de condução, por isso preciso de refletir sobre isso - talvez possa transformá-la numa ‘stunt bike’!"
Steve Sargent, Diretor de Produto da Triumph, acrescentou: "Parabéns ao Ai por uma temporada fantástica que o viu coroado Campeão do Mundo, bem como vencedor do Triple Trophy. É completamente merecido depois de uma temporada muito forte, onde mostrou a sua maturidade e inteligência, bem como o seu talento e esperamos que goste da Street Triple RS! Fez história este ano ao ser o primeiro piloto da Asia Talent Cup a ganhar um título mundial e a subir ao MotoGP. Estamos ansiosos para ver o seu progresso na classe rainha."
O final da temporada teve lugar no Grande Prémio Solidário de Barcelona, na sequência das terríveis inundações em Valência. Enquanto a comunidade do MotoGP se reunia para angariar fundos para a região e apoiar as vítimas das inundações, a Triumph e a Externpro fizeram uma doação para leilão de algumas peças utilizadas nos motores Triumph de 765cc que motorizaram as motos vencedoras de Moto2TM no decorrer desta temporada:
- A cambota utilizada por Fermín Aldeguer no Grande Prémio da Alemanha de Moto2 em Sachsenring, 7 de julho de 2024
- Pistão 1 utilizado por Alonso López no Grande Prémio do Qatar de Moto2 no Circuito Internacional de Lusail, 10 de março de 2024
- Pistão 2 usado por Sergio García no Grande Prémio dos EUA de Moto2 no Circuito das Américas, 14 de abril de 2024
- Pistão 3 utilizado por Arón Canet no Grande Prémio de Portugal de Moto2 no Circuito de Portimão, 24 de março de 2024