Jordon Smith E Triumph Factory Racing Fazem História Com Vitória No Supercross
A quarta ronda do Campeonato AMA Supercross 2025 vai ficar como um momento histórico neste desporto: a Triumph Factory Racing venceu a sua primeira corrida AMA Supercross através de um esforço soberbo de Jordon Smith na TF 250-X. A marca inglesa, que competia apenas na sua 13ª prova de supercross, chegou ao topo da competição off-road, menos de um ano após a estreia na competição.
Glendale, no Arizona, recebeu a quarta ronda e a primeira Triple Crown da temporada 2025. Smith começou o formato de três corridas com 2-3 e estava posicionado para capitalizar quando teve início a manga final. Partindo em segundo, graças à competitividade da sua TF 250-X, passou rapidamente para a liderança e controlou a corrida a caminho da vitória.
Foi uma corrida fantástica que sublinhou o salto em frente que a Triumph Factory Racing está a dar na sua segunda temporada no AMA Supercross. Agora vencedor no supercross com as cores da Triumph, Smith passou para o segundo lugar na classificação do campeonato 250SX West. Apenas dois pontos o separam da placa vermelha.
Com uma pausa no calendário 250SX West, Austin Forkner prepara-se para fazer a sua estreia com a Triumph Factory Racing e assumer a candidatura ao título no 250SX East que arranca no próximo fim de semana no Raymond James Stadium em Tampa, Flórida, em 8 de fevereiro.
Jordon Smith afirnou: "Isto é inacreditável. Um enorme obrigado a toda a equipa – a todos – pois tomámos grandes decisões durante todo o dia. Foi tudo simplesmente perfeito. Foi um dia impecável. É incrível conseguir a primeira vitória da Triumph e estamos só a começar. A partir daqui será sempre a subir."
Jeremy Coker – Diretor Geral, Triumph Racing America acrescentou: "Que noite incrível! Fazer parte desta história é algo especial. Conseguir a primeira vitória da maneira que fizemos – e tão rápido quanto fizemos – é incrível. As pessoas não compreendem que nem sequer corremos com esta moto durante um ano inteiro. Haverá muitas mais destas no futuro. Quero agradecer à Triumph por confiar em mim e montar uma equipa tão fantástica."
Ian Kimber – Chefe do Programa Desportivo Global da Triumph comentou: "Uma noite incrível! Jordon e a equipa fizeram história na modalidade pela Triumph! Conseguimos muito no curto espaço de tempo em que competimos com a TF 250-X em SuperMotocross – desde a construção de uma instalação de classe mundial, montando uma equipa de competição, até ao desenvolvimento das motos num novo segmento para a nossa empresa que pode competir com os melhores ao mais alto nível no Supercross.
"Esta noite vimos tudo o que temos trabalhado a dar frutos e sei que todos na fábrica vão estar imensamente orgulhosos desta conquista. Gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros e a todos os que estiveram envolvidos neste projeto; vamos aproveitar o momento e celebrar este enorme sucesso."
Nick Bloor – CEO da Triumph Motorcycles concluiu: "Que grande momento para a Triumph! Jordon no degrau mais alto é uma prova da dedicação de todos os nossos funcionários que trabalham nos projetos off-road. A equipa trabalhou de forma incrível para chegar a este ponto, e esta vitória é o resultado de todos os seus esforços. Parabéns a toda a equipa Triumph!"
Resultados do 250SX West/ 2025 AMA Supercross, Quarta Ronda – Glendale
1. Jordon Smith (Triumph) 2-3-1
2. Haiden Deegan (Yamaha) 3-2-4
3. Cole Davies (Yamaha) 1-1-8
4. Julien Beaumer (KTM) 4-7-2
5. Michael Mosiman (Yamaha) 6-4-3
Classificação 250SX West/ 2025 AMA Supercross, após a Quarta Ronda – Glendale
1. Julien Beaumer (KTM) 87pts
2. Jordon Smith (Triumph) 85pts
3. Haiden Deegan (Yamaha) 84pts
4. Cole Davies (Yamaha) 72pts
5. Jo Shimoda (Honda) 68pts