VIVE LE TIGER
Qual o proprietário de uma moto de aventura que não sonhou com uma extraordinária aventura: África, Ásia, os Estados Unidos? Quase sempre, são os países e continentes longínquos que nos fazem sonhar. Mas como fazer se apenas dispuser de cinco dias e quiser participar numa grande viagem no centro da Europa? A Triumph Switzerland juntou quatro jovens com experiências de condução de motos muito díspares, deu-lhes a oportunidade de conduzirem a Tiger da Triumph e acompanhou-os numa viagem de cinco dias através dos Alpes franceses. O que aconteceu a seguir surpreendeu-nos a todos.
Os quatro condutores tiveram historiais diferentes em termos de condução de motos. Héloise e Sébastian, um casal jovem oriundo da Suíça francófona, estão à vontade com o estilo de motos Modern Classics mas têm pouca experiência em motos de aventura. Anja, oriunda de Zurich, opta, nos tempos livres que lhe restam depois da sua vida profissional, pelas provas em pista na sua máquina de competição em circuitos por todo o mundo. Até hoje, nunca ligou muito às motos de Aventura.
Não é o caso do Lennart que, sempre que pode, gosta de conduzir a sua Tiger e que já o faz há vários meses. Até agora tudo bem, o grupo de quatro encontrou-se em Martigny, na região francófona da Suíça, numa Quinta-feira de manhã.
O plano: conduzir 2000 km através do Alpes franceses, em cinco dias e principalmente em estradas secundárias de montanha. Um projecto ambicioso, mesmo para condutores experientes, apesar das excelentes aptidões de orientação e motivação do guia Lennart.
Os Alpes franceses são um excelente pano de fundo para percursos de moto. Graças ao Touring Clube de França que, há mais de 100 anos, continua a encorajar o desenvolvimento dos trajectos alpinos entre Genebra na Suíça e Toulon na costa mediterrânica, para promover o turismo de montanha. Hoje, qualquer criança em França conhece o Col du Galibier, o colo geográfico mais importante de qualquer Tour de France. O que é menos conhecida é a rede infinita de estradas secundárias que cruzam os Alpes franceses e onde se pode conduzir por entre desfiladeiros e encostas passando todos os colos alpinos concebíveis. O coração da aventura, o que mais poderia querer?
Os três iniciados em aventura falam-nos eles próprios sobre as respectivas experiências.
Eloise: "Como apreciadora de motos antigas, não sabia o que esperar quando recebi a proposta desta oportunidade de conduzir a Tiger 1200 da Triumph durante o fim-de-semana. Sendo curiosa e aventureira, aceitei imediatamente a oportunidade desta aventura.
Deram-me para conduzir uma Tiger 900 Rally Pro, que seria a minha companheira na estrada durante os dias seguintes. A minha reacção foi: "Mas é enorme! Nunca conseguirei!
Fiz-me à estrada com o Sébastien, o meu marido, que me acompanha nesta bonita aventura em direcção a Martigny. Desde os primeiros quilómetros apercebi-me de quão impressionante é esta moto e em breve descobri que era excepcionalmente leve e fácil de manobrar. Mesmo depois de um período sem conduzir, senti-me à vontade imediatamente e rapidamente ganhei confiança na moto.
No ponto de encontro, Reto deu-nos as boas-vindas com um sorriso e apresentou-nos à fantástica equipa com quem passaríamos os 5 dias seguintes, Anja e Lennart, com quem simpatizei de imediato. Depois da sessão de informação durante uma pausa para café, partimos para 5 dias de trilhos de colos de montanha, montanhas, lagos e paisagens mágicas.
A conduzir pelas mais bonitas estradas francesas durante 2 dias até descermos até Barcelonnette, onde 24 horas de sensações puras nos esperavam e eu estava sem palavras durante a viagem, ao passarmos os desfiladeiros e os colos de montanha.
A língua alemã da Suíça era por vezes difícil de traduzir no que diz respeito à orientação, mas a simpatia desta belíssima equipa e todo o resto prometiam memórias fantásticas e muito divertimento.
Chegámos a Barcelonnette e tivemos a oportunidade de nos juntarmos à equipa do Triumph Ride, para um dia inesquecível a sulcar por estradas secundárias entre as montanhas e os rios desta bonita região. As marmotas complementaram o zumbido suave das motos nesta paisagem impressionante. Um almoço no meio desta natureza para recarregar as nossas baterias e partimos com John Mbaye, que era o nosso guia para o resto do dia.
A viagem continuou e iniciámos os grandes colos de montanha franceses e italianos (Isola, Bonnette, Galibier, Iseran.) Emocionei-me no meio de toda esta natureza, assim de repente, sem o esperar.
Esta experiência foi incrível, a sensação de liberdade e de felicidade de estarmos vivos numa moto Tiger 1200 da Triumph, que me acompanhou durante toda esta aventura.
A viagem de 5 dias passou num ápice. Os nossos caminhos separam-se e cada um de nós regressou às respectivas vidas de todos os dias.
Depois deste fim-de-semana neste casulo intemporal, lembrarei esta aventura e as bonitas histórias para contar. A viagem na Tiger 1200 da Triumph foi tanto maravilhosa como divina."
Anja: "Quando fui convidada pelo Lennart e pela Triumph para me juntar à equipa, estava céptica inicialmente. Há muito tempo que perdi a vontade de conduzir uma moto em estradas públicas porque, nos dias de hoje, as motos de estrada que me interessam são demasiado rápidas e potentes em andamento face à forma como se adequam à finalidade dessas máquinas. As palavras bondosas do Lennart, as fotografias do percurso e a minha renovada confiança foram extremamente úteis até estar frente a frente com a impressionante Tiger 1200 GT Explorer: Como posso conduzir uma tal máquina que parece maior do que o meu automóvel, através de tantas curvas tão apertadas durante tantos dias e mesmo assim divertir-me? Bem, o Lennart parecia bem seguro quando disse: "Confia em mim, vai ser uma história de paixão". Depois de cinco curvas, já estava esgravatar o asfalto com os pousa-pés e o meu sorriso era bem visível através do capacete. É simplesmente inacreditável o nível de confiança que esta moto me deu desde o primeiro instante e como consegui arrancar intuitivamente, em segurança e ao contrário do que esperava, desportivamente através de algumas curvas cegas. Graças à Triumph Tiger 1200, voltei rapidamente a ganhar o prazer de conduzir nas estradas públicas. Muito obrigada, Triumph! É fantástica a confiança que esta moto nos transmite e como podemos intuitivamente lançá-la nas curvas. Graças a isso, estava de novo a desfrutar rapidamente a condução em estrada. Que loucura!"
Sébastien: "Quando a equipa da Triumph Switzerland me propôs o passeio em França na Tiger 1200 da Triumph, não pude recusar. Não conhecia os restantes condutores, excepto, claro está, a minha mulher Héloise. Uma vez ultrapassada a barreira do idioma , sendo fraco o meu nível de Inglês e de Alemão, compreendemo-nos uns ao outros imediatamente. Ao mesmo tempo, era evidente, todos tínhamos a mesma paixão por motos e por belíssimas estradas. A Tiger 1200 é uma moto impressionante, mas uma vez em andamento é tão fácil de conduzir e manobrar. E que conforto, podemos conduzir durante quilómetros sem fim sem nos sentirmos cansados. Na estrada, o Lennart encontrou um percurso magnífico de estradas secundárias dos Alpes franceses, uma mistura de estradas sinuosas que quase nos entonteciam mas também nos davam a medida da agilidade destas "big" motos. Esta aventura permitiu encontrarmos algumas pessoas excepcionais e tive a sorte de partilhar esta experiência com a minha companheira. Desejo-o a todos. Agora, sempre que encontro uma Tiger da Triumph faz-me lembrar o fantástico tempo que passámos com o Lennart, a Anja e a equipa da Triumph Switzerland. "
Lennart: "Quando a Triumph Motorcycles me contactou para organizar uma percurso de aventura, a conduzir as Tiger, escolhi incluir algumas estradas incrivelmente desafiadoras. Se não eram estreitas e sinuosas, não as incluía no percurso. Além disso, assegurámo-nos que os dias de condução eram longos com quase nenhum tempo de paragem. Isto era para ser realmente radical!
E mal eu sabia que os nossos condutores eram estreantes neste campo da aventura. Durante muitos dias tive dúvidas. Devo alterar o programa e torná-lo mais fácil para eles? Devemos na realidade conduzir em estradas que requerem enfoque e confiança total nas motos? Devo dar-lhes uma tarde livre em qualquer dos dias? Recordei as minhas próprias experiências com a Tiger: sem uma experiência a sério de offroad, cruzei a Islândia e viajei por África numa Tiger 900 Rally Pro. Se eu consegui fazer isso, então todos conseguem! Portanto, para França, decidimos avançar com o plano original e não facilitar a vida a qualquer um deles.
Foi a melhor decisão possível! Foi um estrondo enfrentarmos todas essas estradas desafiadoras e técnicas. Os nossos condutores manobraram as Tiger através de todas a curvas, através dos desfiladeiros e nos trilhos dos colos de montanha. Quando tirámos os capacetes, tudo o que podíamos ver eram sorrisos, tudo o que podíamos ouvir eram ecos de felicidade. No fim dos dias longos de condução, desmontaram das motos tal como se tivessem terminado os trajectos de 20 km para comutarem entre as respectivas casas e o trabalho. Absolutamente encantado pelos belíssimos momentos que experimentaram nesse dia. A agilidade e o conforto proporcionados pelas Tiger permitiram-lhes participar numa aventura única – mesmo decorrendo tão perto de casa para nós. Isso para mim é a beleza das motos de aventura: permitem que alcancemos novos destinos, lugares onde nunca estivemos antes. Quer descubra o mundo, redescubra o seu próprio país ou o país vizinho: A moto Tiger 1200 da Triumph leva-o lá… e de novo de volta a casa! Esta aventura foi a prova provada disso mesmo."