Uma conversa com Sonia Ordás, entusiasta da Triumph
Sonia Ordás é uma colaboradora da Triumph, uma dinâmica criadora de conteúdos e uma apaixonada pelo motociclismo. O amor de Sonia pelas aventuras sobre duas rodas não tem fronteiras.
Com a sua vibrante presença das redes sociais (@soniaordas), convida os seus seguidores a participarem nas suas aventuras apaixonantes, desde percursos cénicos na sua Triumph Scrambler 900 a dias cheios de adrenalina em pista e escapadelas de Enduro. Conta-nos a sua visão e as suas experiências para a conhecermos melhor.
O que a inspirou a andar de moto?
“É uma pergunta mesmo muito boa porque normalmente as pessoas têm alguém próximo que os inspira no mundo das motos, como o pai, a mãe, um irmão...
Mas no meu caso, não conhecia ninguém que tivesse moto. O estilo de música de que mais gosto é o rock e acho que o mundo das motos sempre esteve muito ligado ao espírito do rock. Por isso, quando comecei a ver tanta gente cool a delirar por causa das motos, decidi... porque não eu?
Do que tenho a certeza é que o sentimento de liberdade que senti na primeira vez que montei uma 125cc fez-me logo perceber que iria continuar a andar de moto para o resto da minha vida.”
Que modelos da Triumph é que já experimentou, qual é a sua moto favorita e porquê?
“Tenho a sorte de poder dizer que nos últimos 4 anos já experimentei todos os modelos da Triumph!
Falar só de uma não é fácil... gosto de todas. O meu estilo de moto favorito é o Modern Classics, tenho uma Scrambler 900 pela qual estou apaixonado. Mas, se tivesse de escolher uma companheira para ela na garagem, acho que escolheria a Speed Triple 1200 RR... é tão, mas tão bonita! Tem tudo — potência, velocidade e elegância!”
Que conselhos ou sugestões daria a outros motociclistas (novos ou mesmo experientes)?
Escolham a moto de que gostam e que vos represente, uma moto para a qual olham e pensam: “A minha moto é tão cool!”
Se estás a começar, não passes os limites, nem os teus nem os da moto. Conduzir uma moto deve dar-te prazer e muitas das vezes, quando estamos a começar, andamos com pessoas com mais experiência e queremos mostrar que já somos como eles, o que quer dizer que acabamos por nos sentir desconfortáveis e inseguros. Se estás com pessoas mais experientes, diz-lhes que ainda estás a dar os primeiros passos e pede-lhes um pouco de paciência. É melhor que esperem que os consigas acompanhar do que tu te sentires desconfortável por quereres acompanhá-los.
Conduza sempre com equipamento de proteção. Esteja calor ou não, conduzir devidamente protegido deve ser sempre uma prioridade. Encontras sempre um equipamento fantástico disponível na Triumph para todas as estações!”
As melhores estradas em Espanha?
“Viver em Espanha é uma bênção se fores motociclista porque temos estradas tão bonitas com todos os tipos de cenários, por isso é fácil improvisar uma rota a partir de qualquer ponto do país e acabar por fazer uma viagem inesquecível.
Embora eu seja de Madrid e adore as rotas de montanha, o meu coração pertence ao País Basco. A minha rota favorita é de Hondarribia a Lekeitio (Hondarribia - Pasaia - Donosti - Zarautz - Getaria - Zumaia - Mutriku - Lekeitio).
É uma rota simples, apenas com cerca de 3 horas, perfeita para desligar e desfrutar.”
Com que destinos sonha e, assim sendo, que Triumph vai levar?
“O meu sonho é dar a volta ao mundo com a minha Scrambler!”
Além da Scrambler ser a moto com que mais me identifico, acho que é a moto perfeita para uma aventura dessas. É fiável, posso levar bagagem nos alforges, é super confortável, é fantástica na estrada, mas sei que se precisar de ir para a pista, estará à altura do desafio”.
Pode partilhar connosco algumas das suas experiências memoráveis passadas na estrada?
“Um dos momentos mais especiais para mim foi andar no deserto do Dubai ao pôr do sol. Adoro a “magia” do deserto.
É impossível descrever o que se sente, mas adoro mesmo e poder andar de moto pelas dunas então... foi incrível. Estive lá com amigos e eles disseram-me: “Amanhã vamos andar pelo deserto, podemos emprestar-te uma Bonneville T120 com pneus de estrada, achas que consegues ter mão nela?” E no dia seguinte, lá estava eu às 4 da manhã com uma Triumph Bonneville T120 em direção ao deserto de Rub al-Jali para “surfar” as dunas pela primeira vez.”
Na sua opinião, o que é que prefere na comunidade Triumph Motorcycle?
“É mesmo uma comunidade fantástica! Fiz alguns bons amigos no “Triumph Universe” e gosto muito da autenticidade e da energia indescritível que a envolve. Penso que, no fundo, é por ser muito mais do que uma marca, é um estilo de vida que nos aproxima, e isso é realmente formidável.”
Quando começar a ter as suas próprias aventuras, não se esqueça de se juntar à vibrante comunidade da Triumph. Comece a circular pelas redes sociais da Triumph e deixe os seus comentários, dizendo para onde gostaria de viajar a seguir.
Junte-se à Sonia e aos outros entusiastas para celebrar a emoção de percorrer estrada, porque cada história partilhada é mais uma na história da Triumph Motorcycles.
Vamos manter vivo e a carburar o espírito da aventura, juntos!