TIGER 1200 | UMA VIAGEM TRANSCONTINENTAL
Piotr Ganczarski e Tobiasz Kukieła são dois jornalistas de motociclismo polacos que não receiam aventuras e gostam de descobrir novos lugares. Apesar de ambos, Piotr e Tobiasz, já terem visitado muitos locais em todo o mundo, as Ilhas Britânicas são, para eles, uma parte da Europa por descobrir. A conduzirem duas motos Tiger 1200 da Triumph, a viagem transcontinental a partir da Polónia levou-os através da Alemanha, Bélgica, Holanda e França antes de chegarem às falésias brancas de Dover. A seguir, Piotr e Tobiasz apresentam os respectivos relatos das suas.
#Tiger1200EpicAdventures
"A Tiger 1200 da Triumph é uma moto talhada para todas as espécies de expedições. Não foi coincidência que a nossa escolha recaiu nesta moto quando estávamos a planear a nossa viagem ao país de origem desta máquina, a Grã-Bretanha. A enquadrar a nossa viagem é a história de aventura de uma viagem transcontinental de moto desde o sul da Polónia até à sede da Triumph na cidade inglesa de Hinckley.
Escolhemos como destino as Ilhas Britânicas porque, apesar da respectiva localização geográfica na Europa, mantêm-se como um destino fora do comum para os motociclistas polacos. Natureza, cultura e também em termos de motorização, há muitas razões pelas quais queríamos conhecer a Grã-Bretanha a partir do assento de uma moto. E desde que as Tiger 1200 foram lançadas em Hinckley, Inglaterra, tínhamos uma razão adicional de as levarmos de volta a casa uma vez mais".
Por outro lado, a parte pior foi, sem dúvida, a travessia da Alemanha por auto-estrada, com tempo de chuva e frio que não foi o melhor cenário para nos dispor bem para as longas e aborrecidas tiradas entre reabastecimentos. Felizmente que as novas Tiger são motos muito confortáveis. Isso permitiu-nos viajar de forma rápida e eficiente e ultrapassarmos a parte continental da Europa Ocidental.
A nosso moto de eleição foi a Tiger 1200 da Triumph. Sendo uma delas o modelo Tiger 1200 Rally Pro e a outra o modelo Tiger 1200 Rally Explorer. Ambas as motos cativam pelo conforto, estabilidade e comportamento preciso. Punhos e assento aquecido (na versão Explorer) e boa protecção aerodinâmica permitiram-nos rolar em conforto enquanto viajávamos, mesmo quando a temperatura desceu abaixo dos 10 graus Celsius.
Também visitámos a fábrica da Triumph e mergulhámos na história que é apresentada na Triumph Factory Experience. Este lugar é, na verdade, um dos itens na lista de desejos de qualquer motociclista.
É difícil escolher uma máquina no museu que seja a que nos impressionou mais. Certamente que estar na presença da moto que participou no filme "A Grande Evasão" é um momento inesquecível, mas a primeira Bonneville ou a primeira Triumph de três cilindros são também jóias que, aos olhos do motociclistas entusiastas, brilham mais intensamente.
O Reino Unido impressionou-nos muito positivamente. Pessoas simpáticas, visitas informais ao festival Goodwood Revival, dormir ao relento (apesar de isso ser bastante duro em Inglaterra), bonitos panoramas naturais, cultura interessante e a deliciosa cerveja local. Há muito para ver. Por isso contamos regressar às Ilhas logo que for possível, talvez ainda no corrente ano. Aguardamos com expectativa o momento de podermos fazê-lo!"