UMA AVENTURA ÉPICA DA TIGER 1200 – UM VIAGEM DE 3000 KM PELO JAPÃO
A Tiger 1200 da Triumph é uma moto de aventura que não conhece limites e que deixou mais uma vez a sua marca na história. Em Outubro de 2022, a Triumph Japan organizou uma prova por etapas a "TIGER 1200 CROSS-COUNTRY RELAY" através de todo o arquipélago japonês. Para este desafio sem precedentes, uma única Tiger 1200 GT Explorer cruzou 3000 km, desde o concessionário Triumph mais a norte, a Triumph Sapporo, até à Triumph Okinawa, o concessionário mais meridional.
Cinco pilotos juntaram-se neste desafio, OGA, e50exhaust, Ami Kimura, Taichi e Woka Rider, cada um trazendo as respectivas formas de estar a esta viagem. O primeiro piloto partiu do concessionário Triumph em Sapporo e os restantes pilotos participaram nas etapas seguintes através de várias cidades por todo o arquipélago. Apesar de algumas mudanças inesperadas de percurso devido à meteorologia, Woka Rider chegou à Triumph Okinawa, completando com sucesso o desafio épico dos 3000 km. A viagem foi transmitida em directo pela Triumph e pelos 7 canais oficiais das redes sociais dos pilotos, permitindo que os fãs da Triumph por todo o país acompanhassem a viagem.
Abaixo pode ler as descrições feitas por cada piloto, de cada etapa da prova.
#Tiger1200EpicAdventures
Dia: Piloto para as etapas 1-2: OGA
Percurso: Triumph Sapporo → Hakodate → Aomori → Hachinohe → Sanriku → Triumph Sendai
OGA é considerado uma dos mais importantes pilotos de motos do Japão, tendo competido e tendo acedido a lugares de pódio em algumas das mais prestigiadas provas de motos nos Estados Unidos e na Europa. Foi também convidado para eventos e apresentações noutras partes do globo e as suas actividades expandiram-se por todo o mundo desde a Ásia, Europa, Médio Oriente, África e Estados Unidos. Agora retirou-se das competições, estando dedicado à produção de vídeos, utilizando as aptidões de autopromoção obtidas ao longo dos anos . Continua a trabalhar como piloto profissional influenciador com um canal YouTube que tem mais de 100.000 inscritos.
"Começámos na Triumph Sapporo! O tempo estava bom quando nos dirigimos para o porto de Hakodate, visitando alguns dos pontos e marcos cénicos mais importantes de Hokkaido. Estava mesmo frio em Hokkaido, tendo o assento e os punhos aquecidos da Tiger 1200 realmente ajudado."
"Passámos por Yotei, uma montanha em forma de cone sobranceira a Hokkaido. A sua forma é chamada de Ezo Fuji e é popularmente conhecida como o monte Fuji local, por causa da semelhança da forma. A Tiger 1200 é tão espectacular e gosto muito da forma como a zona do depósito e da zona do farol foram concebidas."
“Dirigimo-nos para a estrada provincial 32 à procura de um colo de passagem na montanha mas não esperava encontrá-lo numa zona com estradas de piso degradado! Imediatamente liguei o controlo de tracção e passei sem qualquer dificuldade!"
" Assim que chegámos a Hakodate Port, o transbordador de serviço para Oma foi inesperadamente cancelado devido ao mau tempo. Em vez disso embarcámos no transbordador para Aomori. Contudo, este desvio atrasou o nosso plano em 4 horas e chegámos ao hotel à meia-noite. Os faróis da Tiger 1200 iluminaram muito bem durante o percurso nocturno desde Aomori Port a Hachinohe, especialmente as luzes de máximos que iluminavam a uma grande distância.
Dia 2
"Partimos de Hachinohe apesar de um aviso de tempestade. Viajámos pela auto-estrada passando pela cidade de Kuji e dirigimo-nos para a estrada da costa. Apanhámos a estrada provincial 268 que é uma estrada muito panorâmica com ondulação marítima forte e formações rochosas massivas, lembrando-nos a rudeza da natureza. O destino seguinte era Jodogahama, mas o dia foi muito duro devido à meteorologia inclemente, mas, tal como na estrada provincial 268, desfrutei dos panoramas agressivos das ondas violentas e do respectivo som. Gostaria de regressar uma próxima vez mas com bom tempo"
" Cheguei ao meu destino, o concessionário Triumph em Sendai. Apesar de ter planeado a visita a locais turísticos durante a etapa o plano foi muito compactado em termos de tempo. Mas consegui chegar no horário planeado. O próximo piloto é e50exhaust! Boa-sorte para esta viagem de longo curso!"
Dia: Piloto para a etapa 3: e50exhaust
Percurso: Triumph Sendai → Bandai → Inawashiroko Lake → Triumph Tokyo Bay
Nascido em 1968 em Machida, Tokyo (Tóquio), conduziu motos desde os 16 anos até aos 31. Um entusiasta da condução de motos, desfruta imensamente da aceleração agressiva de motos com 2.º motor e pilotou motos com o 2.º motor tais com a RZ250R, R1-Z e outras. Ao fazer 50 anos e com os filhos já adultos, regressou às motos de grande cilindrada. Já ensaiou mais de 107 motos no YouTube.
" A ampla carenagem da Tiger 1200 escuda o piloto do impacto aerodinâmico mesmo nas auto-estradas. Também experimentei o modo de cruzeiro e era confortável. O panorama visto da estrada de Bandai Azuma é como Marte. Essas paisagens desoladoras foram uma verdadeira aventura. Não podia parar para tirar fotografias devido à tempestade, mas a poderosa montanha Jododaira foi um espectáculo deslumbrante ! Desci a estrada de Bandai-Azuma em direcção a ao lago Inawashiro. Vou verificar o trajecto e ver se encontro um bom restaurante soba onde possa comer massa de trigo-sarraceno. Almocei num restaurante soba muito chique. A massa de trigo-sarraceno Jyuwari Soba, que é feita com água de nascente, era excelente. Se tinha a Tiger 1200, podia vir aqui directamente de Tóquio. Cheguei às margens do lago Inawashiro. As montanhas distantes são muito bonitas. Quero fazer um cruzeiro turístico mas agora tenho de ir para casa. Depois disso cheguei sem problemas ao concessionário Triumph de Tokyo Bay."
”The Tiger 1200’s big fairing keeps you out of the breeze even on the highway. I also tried the cruising mode and it was comfortable"
Dia: Piloto para a etapa 4: Amigo (Ami Kimura)
Percurso: Triumph Tokyo Bay → Triumph Osaka
Não apenas activa como modelo, escritora e celebridade motociclística é uma entusiasta genuína das duas rodas, participando activamente em provas de motos e ralis. Participa actualmente no programa de informação motociclística Weekly Motorcycle TV.
“Da Triumph Tokyo Bay até à Triumph Osaka! A Tiger 1200 GT explorer é uma parceira fiável para o longo curso. Fiz uma paragem no KUSHITANI Cafe. O cachorro-quente era tão bom que fiquei realmente impressionada. Finalmente cheguei ao concessionário Triumph de Osaka.! Fiquei surpreendida com o facto de ter conseguido ir de Tóquio a Osaka sem reabastecer de combustível, apesar de todas as paragens durante o trajecto!"
Dia: Piloto para as etapas 5-6: Taichi
Percurso: Triumph Osaka → Awaji → Kochi → Matsuyama → Shimanami Kaido → Triumph Fukuoka
Um campista entusiasta de motos que gosta da vida ao ar livre. Não apenas de campismo mas também de viagens de longo curso. Leva os seguidores a verem coisas nunca vistas, a provarem comida nunca antes provada e a descobrirem um Japão desconhecido.
Partimos do concessionário Triumph de Osaka, um local sobranceiro à ponte Akashi Ohashi da ilha de Awaji. Cruzei sem problemas a ventosa ponte Akashi Ohashi graças ao sobredimensionado painel de instrumentos e à dimensão da estrutura da moto. O Observatório de Shiraho, na extremidade da estrada de Goshikidai, ofereceu uma vista panorâmica da cidade de Kagawa. O planalto de calcário rochoso está localizado a uma altitude de 1.000 a 1.500 metros. O assento e os punhos aquecidos funcionaram na perfeição com as temperaturas a descerem e as luzes de nevoeiro e os faróis de máximos eram tão luminosos mesmo nas estradas mais sombrias."
" A ponte passa através das ilhas de Geyo no mar interior de Seto. Tal como na ponte Akashi, o vento era forte e o pára-brisas ajustável e a dimensão da moto permitiram atravessar a ponte sem problemas de estabilidade. A vista da ponte era magnífica. O mais vasto planalto de calcário rochoso no Japão (Akiyoshidai, Prefeitura de Yamaguchi), é tão magnífico como o planalto Shikoku Karst e foi uma experiência magnífica."
“Após 2 dias de viagem, tive a sensação de ter concretizado algo. De acordo com o Google, 516 km no primeiro dia e 477 km no segundo dia, um total de quase 1000 km, deu para chegar em segurança a Fukuoka. A estabilidade da moto nas estradas principais e o agilidade nos trilhos dos colos de montanha leva-me a pensar que gostaria de conduzir esta moto em mais viagens"
Dia: Piloto para as etapas 7-8: Woka Rider
Percurso: Triumph Fukuoka → Aso → Kagoshima → Motobuko → Triumph Okinawa
Um multi-talentoso YouTuber produz um conjunto de vídeos relacionados com motos, tais como ensaios, análises de novas motos e de viagens de moto. Os vídeos são caracterizados por serem rápidos, muito realistas e utiliza fotografia aérea com drones e com câmaras 360°. O seu canal tem 320.000 inscritos.
”Da Triumph Fukuoka,atravessando o mar até ao concessionário Triumph em Okinawa, o ponto mais setentrional do Japão! As nuvens parecem um pouco ameaçadoras, mas é a Tiger 1200 GT explorer que conduzo, o que me dá a sensação de que vou conseguir! Chuva intensa começou a cair na estrada logo após ter saído, antes de ter chegado a Aso! O percurso foi efectuado em Outubro através de montanhas com tempo muito frio. Graças aos punhos aquecidos e ao sobredimensionado painel de instrumentos, passámos sem dificuldade!"
"Apesar da calendarização rigorosa, cheguei a tempo ao terminal do transbordador para Okinawa! Nem estava cansado, tal como esperava da condução de uma Tiger. Cheguei a Okinawa ao entardecer, conduzi pela estrada costeira e pelas estradas nacionais até que finalmente cheguei à nossa meta, o concessionário Triumph em Okinawa "Grit"! Fui calorosamente recebido pelos técnicos e pelos fãs! O impressionante é que não tive de reabastecer muito durante o trajecto."