Skip to main content

A Triumph Celebra o 50º Aniversário do ‘Rocket Jump’ de Evel Knievel

Triumph Rocket 3 and Bonneville T120 Knievel Celebration
Marca Triumph Motorcycles 4th set 2024

A Triumph Motorcycles juntou-se às comemorações do 50º aniversário do lendário ‘Rocket Jump’ de Evel Knievel em Twin Falls, Idaho, no domingo, 1 de setembro. O dia de festividades começou com um desfile de motos e contou com música ao vivo de Krysten Knievel (filha de Kaptain Robbie Knievel) e The Knievel Daredevil Band.

Liderando o desfile de motos, o filho de Knievel, Kelly, conduziu uma Bonneville T120 com pintura personalizada, ao lado do ‘stunt’ Robbie 'Maddo' Maddison, que conduziu uma Rocket 3 personalizada, em homenagem ao Skycycle X-2 Rocket usado no salto original. O seis vezes campeão dos X Games, Colby Raha, também escolheu uma Triumph para desfilar, optando por uma Speed 400.

Os esquemas de pintura personalizados foram inspirados na Bonneville T120-TT 'Color Me Lucky' original que Evel usou para realizar o lendário salto de 43 metros sobre as fontes do Caesar's Palace em Las Vegas a 31 de dezembro de 1967. Embora na aterragem tenha fracturado a pélvis e o fémur, a bacia, o pulso e ambos os tornozelos, o salto confirmou Evel  como o derradeiro ‘piloto de acrobacias’. Uma Bonneville T120 também foi usada por Knievel para promover seu voo no Canyon em 1972, que ele equipou com asas para capturar as atenções gerais.

 

 

 

Triumph Rocket 3 Evel Knievel Celebration

 

 

Kelly Knievel afirmou: "Esta moto está pintada como a 'Color me Lucky', a Triumph que ele usou, e está ótima! Ele teve sempre um ‘fraquinho’ pela T120, dizia que voava "a direto como uma bala". O Robbie está a conduzir uma Triumph Rocket com o mesmo esquema de pintura personalizado desta moto, o que parece uma maneira muito apropriada de comemorar o aniversário."

Paul Stroud, Diretor de Operações da Triumph Motorcycles, acrescentou: "Esta foi uma celebração edificante de uma das acrobacias mais conhecidas de Evel Knievel, e a Triumph está entusiasmada por apoiar a sua família e fãs criando estas motos personalizadas únicas para liderar o desfile. Após o seu salto no Caesar's Palace numa T120 TT, Evel Knievel realizou muitas acrobacias em motos Triumph durante a década de 60, garantindo o seu nome no coração de gerações de fãs. É bom ver a última geração da moto T120, modelo que foi usado para promover pela primeira vez este famoso salto no Snake Canyon, agora a ser conduzida pela geração seguinte da família Knievel."
Evel Knievel e o Rocket Jump

Robert Craig "Evel" Knievel (17 de outubro de 1938 - 30 de novembro de 2007) foi um ‘stunt rider’ e showman norte-americano, realizando mais de 75 saltos de moto de rampa a rampa durante uma carreira que o levou de feiras rurais locais para estádios lotados.

O infame "salto de foguete" de Evel no Snake River Canyon, em Idaho, em setembro de 1972, proporcionou o ponto alto mais dramático da carreira. Enquanto recuperava do acidente no Caesars Palace, Evel imaginou a sua façanha mais ousada de todos os tempos - um plano ambicioso e fortemente promovido para pular o Grand Canyon. Após dificuldades para obter as autorizações necessárias, o local foi alterado para o Snake River Canyon em Idaho, um local que exigia que saltasse um vazio de 400 metros de largura e mais de 500 metros de profundidade!

Para promover o salto no Grand Canyon, foi mostrada à imprensa um protótipo da Triumph Bonneville T120 'a jato' equipada com asas, chamado 'Skycycle'. O engenheiro aeronáutico Doug Malewicki foi então contratado para projetar e construir uma verdadeira moto "movida a foguetes" para pular o Snake River Canyon. O Skycycle X-1 foi baseado num quadro de moto fortemente modificado e alimentado por um motor a vapor construído pelo ex-engenheiro da NASA Robert Truax. Depois de um voo de teste, que resultou na colisão do X-1 com o rio Snake, foi tomada a decisão de remover totalmente as rodas e, em vez disso, descolar e voar mais como um foguete do que uma moto.

O último foguete X-2, com Knievel dentro, foi lançado no Snake River Canyon a 8 de setembro de 1974. Durante a decolagem, o paraquedas de segurança abriu prematuramente. Embora o X-2 tenha atravessado parcialmente o Canyon para a margem norte, a força dos ventos predominantes fez com que voltasse para sul, para o canyon, aterrando a poucos metros da água na qual Evel, certamente, se teria afogado, amarrado no veículo.
No entanto, em conjunto com o salto no Caesars Palace, apesar do fracasso final, o ‘Rocket Jump’ no Snake River Canyon garantiu a reputação de Evel como o Rei dos Acrobatas.

Step

MANTENHA-SEINFORMADO

Escreva aqui o seu email e iremos mantê-lo actualizado sobre as novas e relevantes motos Triumph directamente para a sua caixa de email.

Terms and conditions

We take our data responsibilities very seriously. Triumph has always and will continue to respect the data we hold about you.

Triumph Bonneville T120  Knievel Celebration

ROCKET 3 STORM R

A última palavra em roadster musculada. Dimensões épicas, desempenho alucinante com uma agilidade inacreditável e um estilo impecável.

Preço Desde 25 295,00 €

Triumph Rocket 3 Storm R in Granite and Sapphire Black
Explorar referências dos artigos