TIGER 1200: AS SUAS PERGUNTAS E RESPOSTAS
Viajamos para Portugal para apresentar a nova Tiger 1200 à imprensa mundial especialista em motos – e demos aos nossos fãs e seguidores a oportunidade de envolverem-se e de nos enviarem as respectivas perguntas acerca da nova moto. Aqui temos tudo o que queria saber sobre a nova Tiger 1200, respondido pela equipa Triumph.
P: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS PRINCIPAIS COMPARADAS COM A ANTERIOR TIGER 1200?
R: A nova Tiger 1200 é 25 kg mais leve do que a geração anterior e tem um estilo aventura mais intencional. O novo motor tricilíndrico T-Plane disponibiliza uma condução mais empolgante com mais capacidade de resposta e a moto vem plenamente equipada com nova tecnologia, para segurança melhorada e conforto total.
P: COMO É QUE O DESEMPENHO SE COMPARA COM O DA TIGER 900?
R: A nova Tiger 1200 debita 150 PS de potência máxima e 130 Nm de binário máximo, o que é quase mais 60% de potência e mais 50% de binário do que a Tiger 900. Contudo, apesar do motor de maior cilindrada, da transmissão por veio e da suspensão semi-activa, a ampla redução de peso na Tiger 1200 significa que apenas há uma diferença de 10% em termos de peso total entre os dois modelos. O resultado é uma moto com ainda mais capacidade de resposta e um aumento significativo em capacidade de aceleração.
P: É ADEQUADA PARA CONDUTORES DE MENOR ESTATURA?
R: A altura padrão do assento é regulável em 20 mm em todos os modelos e, combinada com o esforço focado da equipa na compactação da secção central para proporcionar uma menor largura, permite facilmente ao condutor a colocação dos pés no solo. Há também disponível uma opção de assento que ainda reduz a altura do assento em 20 mm adicionais. Além disso, as manetes da embraiagem e travão dianteiro são reguláveis quanto à extensão, os pedais do travão traseiro e das mudanças são reguláveis em altura e o novo pára-brisas regulável apresenta um manuseamento fácil com apenas uma só mão.
P: PORQUE É QUE A MOTO É MUITO MAIS LEVE DO QUE A ANTERIOR TIGER 1200?
R: Esta é uma moto totalmente renovada e a nossa equipa de concepção focou-se na optimização do peso de todos os componentes na nova Tiger 1200. Conseguiram uma redução de peso de mais de 25 kg, enquanto optimizaram integralmente as características técnicas. Em particular, foram feitas reduções de peso significativas por todo o motor, no novo braço oscilante Tri-Link e no novo quadro em liga leve com apoios de ligação em alumínio forjado. O sub-quadro traseiro de aparafusar em alumínio e o sub-quadro dianteiro em magnésio contribuem significativamente para a redução total de 25 kg.
P: QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO NOVO MOTOR?
R: O motor T-Plane e os intervalos de ignição desiguais (ignição assíncrona) proporcionam um desempenho empolgante e envolvente em toda a gama de regimes de rotação, com aumento de potência e de binário e capacidade de resposta melhorada nos regimes baixos, tudo combinado com todas as vantagens de um motor tricilíndrico através dos regimes intermédios e de topo – disponibilizando tracção em condições difíceis e mais vivacidade de desempenho tanto em estrada como fora dela.
P: QUAL O TIPO DE CONDUÇÃO PARA O QUAL A TIGER FOI CONCEBIDA?
R: A nova Tiger 1200 é perfeita para todos os tipos de condução, com comportamento em estrada dinâmico, capacidade estradista superior e aptidões genuínas para o off-road. A transmissão por veio permite que se foque na condução sem a necessidade de estar atento à manutenção ou regulação da corrente, o que é especialmente útil no touring de longo curso. A suspensão semi-activa regula automaticamente a pré-carga para garantir desempenho e conforto óptimos quer conduza sozinho, com passageiro e bagagem ou de qualquer outra forma entre estas.
P: QUE DISTÂNCIA PERCORRE COM UM DEPÓSITO?
R: Pode viajar até 400 km nos modelos com depósito de 20 litros ou até 600 km na Explorer com depósito de 30 litros, consoante a forma como conduz. Ambos os depósitos de combustível são fabricados em alumínio, como parte do enfoque na redução de peso em todas as motos.
P: GOSTARIA DE OUVIR A SONORIDADE DO MOTOR!
R: Assista ao vídeo abaixo!
P: PORQUE É QUE FOI ESCOLHIDA UMA JANTE TRASEIRA DE 18"?
A: A jante de 18" na traseira proporciona uma aptidão off-road superior enquanto mantém um desempenho estradista excelente. As jantes de 19"/18" na família GT foram optimizadas para terem um desempenho notável em estrada enquanto os modelos Rally são equipados com um jante dianteira de 21" raiada e preparada para pneus sem câmara e a jante traseira de 18" para dar uma vantagem efectiva quando conduz em off-road.
P: ESTE É O MESMO SISTEMA DE SUSPENSÃO SEMI-ACTIVA DO MODELO ANTERIOR?
A: Não, este é um sistema semi-activo da Showa inteiramente novo, concebido para proporcionar desempenho óptimo numa variedade de cenários de condução. Os modelos GT têm 200 mm de curso e são configurados para aptidões de conforto estradista notáveis. Os modelos Rally têm um curso adicional de 20 mm, ou seja 220 mm e uma configuração mais orientada para a condução em off-road. O objectivo do sistema semi-activo é proporcionar uma sensação de condução muito natural, com aderência optimizada, tracção e absorção das irregularidades do piso. O sistema recebe dados continuamente, em tempo real dos múltiplos sensores montados por toda a moto e utiliza os algoritmos da unidade de controlo de suspensão para disponibilizar definições óptimas de suspensão para as condições vigentes e para as preferências seleccionadas pelo condutor, com válvulas solenóide comandadas electronicamente que regulam as definições de amortecimentos num espaço de milissegundos.
P: COMO É QUE A GESTÃO DO AR QUENTE FOI OPTIMIZADA?
A: A nova geração apresenta dois radiadores, cada um montado lateralmente e novas condutas incorporadas na ciclística, concebidas para melhorarem o desempenho de arrefecimento e dirigir o ar quente afastando-o do condutor. O posicionamento dos novos radiadores também dá mais espaço para o curso longo da suspensão e para as jantes dianteiras de 21" nos modelos Rally.
P: QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS NO NOVO BRAÇO ARTICULADO TRI-LINK?
A: O braço articulado Tri-Link é mais leve em mais de 1,5 kg do que a anterior concepção lateralizada. A volumetria mássica reduzida ajuda a suspensão a controlar mas facilmente os movimentos da roda, permitindo, por outro lado, que a moto seja configurada para ainda mais conforto, controlo e comportamento dinâmico.
P: COMO FUNCIONA O SISTEMA DE RADAR?
A: O sistema Blind Spot Radar (radar de detecção de ângulos mortos) é incorporado de série nos dois modelos Explorer e utiliza uma unidade de radar montada na traseira da moto para disponibilizar duas novas funcionalidade de ajuda à condução. O "Blind Spot Assist" acende uma luz por baixo do retrovisor para avisar o condutor de que há um outro veículo atrás dele na zona de ângulo morto e o "Lane Change Assist" avisa de forma mais assertiva ao passar a luz intermitente se o condutor accionar o indicador de mudança de direcção quando há um veículo na zona de ângulo morto ou a aproximar-se dela.
P: QUAIS AS OPÇÕES DE ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS?
A: Há uma gama de mais de 50 Acessórios Triumph genuínos, para permitir que configure a sua moto adequando-a à ao seu tipo de aventura. Estão disponíveis duas opções de malas rígidas, ambas produzidas pela Givi para a Triumph. As malas moldadas Trekker apresentam aberturas laterais e nos cantos e uma top box de 52 litros capaz de comportar dois capacetes integrais. As malas em alumínio Expedition e uma top box de 42 litros estão disponíveis em acabamentos escovado ou preto com um encosto opcional em duas peças para o passageiro. Além disso, há uma gama completa de dispositivos de protecção que incluem barras em aço inoxidável de protecção do motor e do depósito de combustível, bem como opções de assentos aquecidos e um novo conjunto de auscultadores Triumph Sena 50S com componentes áudio Harman/Kardon.