NEW SCRAMBLER 1200 LINE UP FOR 2024
A Triumph está a lançar a sua gama Scrambler para 2024, com a introdução da nova Scrambler 1200 X, mais acessível, e uma Scrambler 1200 XE melhorada.
Com o motor Bonneville de 1200 cc ‘High Power’ da Triumph com desempenho rico em binário, roda dianteira de 21 polegadas preparada para todo-o-terreno e qualidade e acabamentos premium da Triumph, os dois novos modelos parecem prontos para elevar ainda mais a fasquia em termos de desempenho e estilo na categoria Scrambler.
A nova Scrambler 1200 X oferece a mesma capacidade excepcional, posição de condução dominante e desempenho rico em binário que os clientes da Scrambler adoram, combinada com uma generosa especificação de equipamento e tecnologia. Construída para ser mais acessível, a Scrambler 1200 X tem uma altura de assento de 820 mm, reduzindo para 795 mm com o acessório banco baixo, uma generosa especificação dedicada que oferece funcionalidade excepcional a um preço mais competitivo e um intervalo de manutenção de 16.000 km para reduzir o custo durante o período de propriedade.
A ‘cool’ e capaz Scrambler 1200 XE também chega à estrada com actualizações desportivas, incluindo pinças Brembo Stylema® de última geração, nova suspensão com capacidade de regulação melhorada, detalhes de estilo melhorados e capacidade ‘touring’ melhorada.
Steve Sargent, Diretor de Produto, afirmou: "Construída para aventuras em estrada e fora de estrada, a nova Scrambler 1200 XE estabelece um padrão ainda mais elevado de desempenho, capacidade e estilo clássico moderno. A Scrambler 1200 X é uma nova escolha para os nossos clientes, optimizada para cumprir as especificações que os motociclistas pediam, com uma altura do banco mais baixa, preços ainda mais competitivos e uma condução em estrada ainda melhor do que a anterior Scrambler 1200 XC."
Com uma elevada especificação e tecnologia que os clientes valorizam, a nova Scrambler 1200 X apresenta:
- Nova suspensão MarzocchiTM , forquilha USD de 45 mm e amortecedores traseiros com reservatórios piggyback e capacidade de regulação de pré-carga, proporcionando um curso das rodas de 170 mm optimizado para condução em estrada
- Tecnologia avançada de condutor (não instalada na anterior Scrambler XC) para tornar a Scrambler X ainda melhor na estrada, incluindo o novo ABS optimizado para curvas, e o controlo de tração em curva optimizado comutável
- Instrumentos multifunções com ecrã TFT integrado
- Cinco modos de condução, incluindo Off-road
- Iluminação totalmente em LED, incluindo farol DRL exclusivo, farolim traseiro compacto e novos indicadores finos contemporâneos.
- Carregamento USB
- Acessório de activação de conectividade, navegação turn-by-turn, telefone Bluetooth ou operação de música.
As atualizações para a Scrambler 1200 XE em 2024 incluem:
- Pinças radiais monobloco Brembo Stylema® de última geração actualizadas com discos duplos flutuantes de 320 mm e pinça Nissin de pistão único na traseira
- Forquilhas MarzocchiTM 45mm USD optimizadas e amortecedores "twin-spring" com reservatórios piggyback
- Nova suspensão MarzocchiTM optimizada com longo curso das rodas de 250 mm à frente e atrás, totalmente ajustável - com maior capacidade de regulação
- Colectores de admissão e escape revisados que proporcionam uma distribuição mais ampla de torque através da faixa superior de rotações
- Detalhes de estilo melhorados, incluindo novos indicadores LED finos e novo farolim traseiro LED compacto
- Capacidade ‘touring’ melhorada com ecrã alto como acessório e sistema de bagagem robusto com opções de acessórios para malas traseiras.
Ambos os modelos ostentam o mesmo motor bicilíndrico Bonneville de 1200 cc e a afinação Scrambler rica em binário com um novo corpo de acelerador único de 50 mm e colectores de escape revistos, proporcionando um melhor fluxo e uma maior distribuição de binário através da gama superior de rotações, de 5.000 RPM até à linha vermelha.
Os modelos de 2024 também foram ajustados com precisão para proporcionar o equilíbrio perfeito de entrega de potência para condução em estrada e fora de estrada. A potência de pico chega agora um pouco mais cedo na faixa de rotações, atingindo 90 cv a 7.000 RPM, com pico de torque de 110 Nm também a chegar mais cedo, a 4.250 RPM.
O inconfundível sistema de escape duplo de alta especificação é completado por silenciadores de aço inoxidável escovado, proporcionando aquele tom profundo e característico da Scrambler
Ambas as variantes partilham a mesma estrutura tubular Scrambler em aço, bem como jantes raiadas em aço inoxidável de alta especificação com jantes de alumínio leves e resistentes. Os dois modelos oferecem diferenças ergonómicas importantes, incluindo diferentes desenhos de guiador, com o XE a oferecer 65 mm mais de largura do que o X, garantindo maior controlo em terrenos off-road desafiadores. Os ‘risers’ reversíveis permitem que os condutores ajustem a posição do guiador, e o XE também possui um espaçador removível, para um ajuste de altura de 10 mm. Expandindo ainda mais a ergonomia, o XE também possui controlos de pé ajustáveis para se adequar a uma variedade de estilos de pilotagem e tipos de calçado.
Ambas as motos apresentam um braço oscilante de alumínio fundido bilateral, premium. Com 579 mm, o XE tem um braço oscilante 32 mm mais longo e uma distância entre eixos mais longa do que o X, aumentando o controlo e a confiança em terrenos todo-o-terreno difíceis, enquanto a distância entre eixos mais curta do X contribui para uma condução ágil e responsiva em estrada.
Estas motos também estão equipadas com pneus topo de gama Metzeler. A X beneficia do Karoo Street, focado na estrada e de dupla finalidade, enquanto a variante XE recebe os Metzeler Tourance, contribuindo para o seu equilíbrio incomparável de capacidade em estrada e todo-o-terreno. Para capacidades fora de estrada ainda mais extremas, o Anakee Wild Michelin homologado pela Triumph é o pneu de eleição.
Ambos os modelos estão equipados com suspensão de alta especificação. A variante X apresenta garfos de cartucho MarzocchiTM de 45 mm mais talhados para a estrada à frente e unidades de dois amortecedores na traseira. As unidades de suspensão traseira vêm com reservatórios piggy-back reguláveis em pré-carga, permitindo que os clientes afinem a sua experiência de condução na estrada e para além dela.
A XE tem uma configuração mais focada no off-road, com garfos MarzocchiTM 45mm optimizados e unidades de suspensão MarzocchiTM premium de mola dupla que são totalmente reguláveis e têm mais incrementalidade no ajuste para compressão e expensão, proporcionando ainda maior controlp. Esta suspensão optimizada proporciona um significativo curso das rodas à frente e atrás de 250 mm para maior capacidade fora de estrada e uma distância ao solo incomparáveis.
No que diz respeito à travagem, ambos os modelos apresentam equipamento topo de gama para garantir a eficiência em estrada e em terra batida. A XE possui poderosas pinças dianteiras radiais BremboTM Stylema® Monoblock de última geração com discos flutuantes duplos de 320 mm, proporcionando um desempenho de travagem líder na sua classe. Enquanto a dianteira é cuidada, a traseira é mantida por um disco de 255 mm com pinça Nissin, maximizando ainda mais o desempenho de travagem.
O modelo X possui dois discos dianteiros flutuantes de 310 mm, com pinças axiais de pistão duplo Nissin. Enquanto isso, a traseira é apoiada por um disco traseiro de 255 mm e uma pinça de travão flutuante Nissin, para proporcionar um desempenho de travagem confiante na estrada. A posição da alavanca do travão dianteiro também pode ser ajustada de acordo com a preferência do condutor em ambos os modelos.
Tanto a Scrambler X como a XE apresentam ABS e controlo de tração optimizados em curva, regulando a intervenção para proporcionar e manter a tração ideal em qualquer ângulo de inclinação.
Estão disponíveis cinco modos de condução para a Scrambler 1200 X, cada um com a sua própria resposta dedicada ao acelerador e definições específicas de ABS e controlo de tração. Os pilotos podem escolher entre Sport, Road, Rain, Off-Road e Rider Configurable, enquanto o XE também tem Off-Road Pro para permitir ao piloto experiente um controlo completo e ininterrupto para a condução off-road mais desafiante.
Uma maior estabilidade de condução é alcançada graças a uma Unidade de Medição de Inércia (IMU) de alta especificação que foi desenvolvida em conjunto com a Continental. Este sistema permite a optimização do ABS em curva e do controlo de tração, selecionando automaticamente a configuração correcta através da medição das taxas de rolagem, inclinação, guinada e aceleração para calcular o ângulo de inclinação. Com especial foco na melhoria da experiência geral de condução, a X e a XE estão ambas equipadas com uma embraiagem assistida.
A Scrambler 1200 XE inclui instrumentos TFT a cores integrados e personalizáveis. Dois temas de design de layout de informações mínimos e elegantes estão disponíveis, cada um com mais três opções para alterar o nível de informações exibidas. A escolha entre um ecrã de alto ou baixo contraste também está disponível, bem como um ecrã de arranque personalizado para tornar a mais recente Scrambler XE totalmente sua.
A Scrambler 1200 X apresenta um ecrã LCD/TFT multifunções híbrido próprio, incorporado num mostrador de instrumentos circular elegantemente estilizado. Este ecrã compacto e minimalista pode ser facilmente lido num piscar de olhos.
Ambos os modelos apresentam os elementos-chave que tornam a Scrambler simplesmente inconfundível, desde as suas silhuetas distintas ao design de escape duplo elevado e ao depósito de combustível maravilhosamente esculpido. Ambos os modelos apresentam um banco nervurado clássico de peça única, em preto para o XE e castanho para o X e ambos apresentam detalhes de estilo melhorados sob a forma de um novo design de indicadores finos e caixa de luz traseira compacta.
As motos são completas com uma variedade de acabamentos e detalhes marcantes, incluindo painéis laterais esculpidos com emblema Scrambler 1200 em alumínio escovado, o icónico emblema Triumph triangular no depósito, uma tampa de enchimento em alumínio escovado estilo Monza e uma bracelete inoxidável escovada. A XE tem acabamento com guarda-lamas em alumínio escovado, enquanto a X apresenta guarda-lamas pintados de alta qualidade.
Existem três esquemas de cores exclusivos disponíveis para cada modelo. A Scrambler 1200 XE estará disponível nas contemporâneas Phantom Black & Storm Grey, que apresenta detalhes em vermelho, a nova e ousada Baja Orange & Phantom Black, ou o sempre popular Sapphire Black. A Scrambler 1200 X está disponível em Carnival Red, Ash Grey ou no classico Sapphire Black.
Estão disponíveis mais de 70 acessórios genuínos para proporcionar uma capacidade ‘touring’ ainda maior, que vão desde punhos aquecidos, saco traseiro de 35 litros e ecrã "Dakar" alto, a guarda-lamas dianteiro elevado, suporte de guiador e barras do motor em aço inoxidável. O sistema completo de bagagem robusta oferece agora 102 litros de capacidade total de armazenamento.
A nova linha Scrambler 1200 pode ir buscar as suas raízes diretamente à cena original da Scrambler do início dos anos 1950, onde a Triumph desempenhou um papel fundamental e definiu o modelo para o que se tornou uma Scrambler de maior porte. Construindo a partir das principais motos do quotidiano, despojadas, com "escapes duplos" direitos montados em posição elevada, ou baixa e cortados – as Triumphs eram os originais ‘desert sled’. Estas inspiraram as primeiros scramblers de produção do mundo, com a Bonneville T-120TT e a TR6 'SC'. Em 2006, com o lançamento da primeira Scrambler da "era moderna", a Triumph voltou provocar a génese de uma nova categoria. Isso desencadeou o mundo de Scramblers que vemos hoje e toda uma nova base global de fãs, de pilotos urbanos a estrelas de cinema, até mesmo com lugar de estrela no último filme de Bond, Sem Tempo para Morrer.
A Scrambler 1200 X estará à venda a partir de 15.495€ PVP, e a Scrambler 1200 XE começará nos 16.995€ PVP. As encomendas já podem ser feitas nos concessionários Triumph, com as motos a chegarem aos concessionários a partir de janeiro de 2024.