TIGER 1200 RALLY PRO VENCE PROVA OFF-ROAD DE 24 HORAS
A novíssima Tiger 1200 Rally Pro da Triumph tornou-se na primeira moto de aventura de grande cilindrada, a nível mundial, a participar e vencer a extenuante prova off-road de 24 horas no Sul da Austrália, onde a resistência do piloto e da máquina foram testadas ao respectivo limite absoluto.
#Tiger1200EpicAdventures
"Muitas pessoas apelidaram-nos de 'loucos', não esperando que terminássemos uma única etapa sequer, quanto mais as quatro etapas para concluir a prova"
Nada mais, nada menos do que pilotada por Cameron Donald, um duplo campeão do Isle of Man TT e um piloto "viciado" em provas off-road, a Tiger 1200 Rally Pro destacou-se da miríade de motos leves de enduro no passado fim-de-semana de 9-10 de Julho.
"Do ponto de vista físico, foi uma das provas mais duras em que participei numa moto," afirmou Donald. "Conduzir nesses pisos e nessas motos durante as quatro etapas de seis horas durante 24 horas, foi uma batalha constante. Foi brutal."
"Muitas pessoas apelidaram-nos de 'loucos', não esperando que terminássemos uma única etapa sequer, quanto mais as quatro etapas para concluir a prova. Pior ainda, um concorrente experiente que terminou a prova 24 vezes comentou que o percurso deste ano era, sem qualquer dúvida, tecnicamente mais difícil."
"Espantou-me sempre como a Tiger 1200 se portou tão bem em todos os pisos. Não havia nada que a moto não conseguisse ultrapassar."
“As armadilhas estavam por todo o lado incluindo lombas com um metro e vinte de altura e covas com sessenta centímetros de profundidade, muitas vezes ocultando pedras e raízes, mas a força de impulso da Tiger 1200 e a jante dianteira de 21 polegadas, vocacionada para o off-road, permitiram levar avante pura e simplesmente.
"Tínhamos de ter cuidado nas zonas mais difíceis e mais técnicas, mas uma vez em campo aberto a Tiger 1200 era imparável. Os percursos de ligação foram confortáveis ao máximo, graças aos punhos aquecidos, ao cruise control e à suspensão semi-activa.
"Numa prova tão desgastante como é um off-road de 24 horas, submetendo as Tiger a tanta dureza, elas foram extraordinariamente capazes e absolutamente brilhantes. Ri-me quando vi os outros concorrentes a lubrificarem e afinarem as correntes de transmissão. Apenas sorri quando olhei para o veio de transmissão da Tiger – isento de manutenção."
"Apesar disso, tenho muita pena que as duas motos não tenham terminado, o que corrobora o facto de o evento ser tão duro," comentou Donald.
A História
A prova off-road 24-Hour Trial, historicamente conhecida como 24-Hour Reliability Trial, realiza-se desde 1924 e é a prova australiana de motos mais antiga. É composta por etapas de seis horas cada, com cada etapa a consistir em 12 percursos classificativos, os quais são cronometrados (ganha o piloto com a tempo cumulativo menor) e 13 percursos de ligação. Três paragens para reabastecimento permitem 15 minutos para manutenção básica da moto e reforço alimentar do piloto. Não é permitida assistência externa.
Dos 138 concorrentes da prova deste ano, 91 terminaram a prova e 40 não o conseguiram fazer (DNF - Did Not Finish).
O companheiro de equipa de Cam Donald que na prova também pilotou uma Tiger 1200 Rally Pro foi o seu meio-irmão Donald Owen – um especialista supremo em condução de motos enduro, motocross classe B, piloto de pista e mecânico de motos.
Após pilotar 16 horas épicas na sua primeira experiência no off-road de 24 horas, Owen "bateu" forte numa cova rectangular e ficou impossibilitado de continuar. Imediatamente, este barbudo exótico, concentrou toda a atenção no apoio ao Cam para este chegar à meta.
"‘DNF’ é uma sigla que ninguém quer ouvir numa prova e fiquei desolado. Mas foi notável o apoio dos outros concorrentes. Todos pararam para ajudar e os voluntários nos pontos de controlo foram verdadeiramente fantásticos," comentou Owen. “Quando fiquei parado numa escuridão total, houve um tipo que caminhou quase três quilómetros através do mato com uma lanterna frontal para vir ajudar-me. Nunca esquecerei isso.
“A nossa prioridade seguinte era apoiarmos o Cam. A aptidão que ele tem de pilotar no nível exacto – nem demasiado agressivo nem demasiado lento – e o que foi inacreditável foi ele conseguir manter a exacta força mental para vencer a horas de escuridão."
Cam Donald descreveu a sua técnica de condução de uma moto de grande cilindrada numa prova de resistência como sendo a força de impulso. "Desde que consigas continuar sempre em frente, está tudo bem.
"Pilotar no modo Off-Road Pro garantiu que a potência da Tiger 1200 Rally Pro foi sendo entregue de forma suave, linear e facilmente gerível – exactamente o que se quer quando nos encontrámos em zonas mais difíceis e técnicas que seriam uma prova dura para uma 250!
“Estabeleci um relacionamento especial com essa moto. Brigámos, discutimos, rimos, chorámos mas, no final, chegámos ambos a bom porto. Juntos, cruzámos a linha da meta. Nem posso acreditar que o fizemos! Sinto-me como se tivesse vencido uma corrida!"
Foi mínima a preparação da moto para esta prova extenuante. As Tiger 1200 Rally Pro foram equipadas com as barras superioras de protecção da gama de acessórios Triumph; para máxima tracção, pneus de taco para off-road homologados para estrada e uma barra de iluminação de 8 polegadas com luzes LED proporcionando visibilidade adicional durante a noite (de acordo com o regulamentos da prova). O descanso central e os pousa-pés do passageiro foram desmontados para maior distância ao solo.
Significativamente mais leve e muito mais potente, com características técnicas e comportamento líder na categoria, além das vantagens do desempenho do novo tricilíndrico T-plane da Triumph, a novíssima Tiger 1200 foi concebida para ser a mais capaz, ágil e manobrável moto de aventura de grande cilindrada a nível mundial.