MOTOS DE EDIÇÃO ESPECIAL BUD EKINS
BUD EKINS
Piloto de provas no deserto. Piloto duplo. Lenda genuína do motociclismo.
1962. Uma enorme equipa de produção de Hollywood está na Baviera a preparar-se para filmar um salto de moto arrojado, que proporcionará uma sequência icónica de cortar a respiração para as cenas de fuga, plenas de ação, no filme de grande êxito e recheado de estrelas, "A Grande Evasão".
Desenrolando-se durante a Segunda Guerra Mundial, o personagem principal desempenhado por Steve McQueen tem de efetuar um perigoso salto de moto sobre uma vedação de arame farpado, num esforço desesperado para evitar a captura pelos soldados inimigos. Arriscar que a estrela principal sofra lesões durante as filmagens, num filme recheado de grandes estrelas, é impensável. Recorreram portanto a Bud Ekins. Ele é amigo próximo de McQueen e eis a razão pela qual o grande ator convidou Ekins a ser ele a encenar algumas sequências de perseguições de moto, como duplo.
Ekins não é um piloto novato. Já é uma lenda das provas de off-road no seu Estado natal da Califórnia e tem cerca de vinte anos de experiência a pilotar motos, em provas por todo o mundo, tendo um palmarés vasto. No local das filmagens, todos percebem o nível elevadíssimo de aptidões necessárias para efectuar esse salto.
Mas McQueen sabe que se alguém conseguirá fazê-lo com sucesso, esse é Bud Ekins...
ESTRELA DA COMPETIÇÃO
Nascido em Los Angeles em 1930, Bud Ekins aprende a conduzir motos nos montes próximos de Hollywood, afinando as suas aptidões muito antes de ter carta de condução. Por sorte, a California é local de uma pujante actividade competitiva de off-road e mesmo antes de chegar à idade adulta já ganhou uma fantástica reputação de ser um dos melhores pilotos de motocross e de provas no deserto do Sul da Califórnia.
No momento em que Bill Johnson, o super concessionário Triumph dos Estados Unidos, disponibiliza a Ekins uma TR5 Trophy, na qual ganha o Catalina Grand Prix, Ekins sabe bem que encontrou na Triumph o construtor de motos resistentes, rápidas e leves com toda a agilidade, capacidade de resposta e potência que ambicionava.
O sucesso de Ekins em meados dos anos 50 coincide com o surgimento da Triumph como actor principal no motociclismo mundial, com ambas as partes redefinindo as aptidões que uma moto deve ter.
O Administrador Executivo da Triumph e chefe de projecto, Edward Turner, continua a desenvolver motos Triumph incríveis com motores de dois cilindros, que são cada vez mais potentes eficientes e fiáveis. Johnny Allen bate, em 1955 e 1956, o recorde mundial de velocidade em terra utilizando motores de fábrica Triumph e Ekins forja uma aliança a longo prazo com a Triumph Motorcycles que no limite lhe dará o título de melhor piloto off-road dos Estados Unidos.
Em 1956, quando Ekins acaba em 2º lugar nas 153 milhas da Big Bear Motorcycle Run da Califórnia, a primeira, a segunda e a terceira posições foram todas conquistadas em motos Triumph TR6 Trophy. O domínio competitivo da Triumph era tal que quando Ekins ganhou a mesma prova no ano seguinte, 20 das 25 motos que terminaram a prova eram todas Triumph.
ENCONTRE UM CONCESSIONÁRIO
Percebendo inteligentemente, o potencial massivo e a superioridade de desempenho das motos Triumph no contexto de uma popularidade cada vez maior das motos britânicas por serem mais fiáveis, leves e potentes, os sucessos competitivos de Ekins levaram-no a abrir um concessionário Triumph na zona Norte de Hollywood.
Tornou-se rapidamente uma atracção para muitos jovens aspirantes a actores, incluindo Paul Newman e Clint Eastwood. Ekins vive e respira motos Triumph e vendê-las decorre naturalmente dessa vivência, levando-o a ter um sucesso comercial muito considerável em sintonia com os seus enormes sucessos na competição.
STEVE McQUEEN
Um entusiasta local de motos é a lenda cinematográfica de Hollywood, Steve McQueen. A sua moto favorita nos primórdios é a TR5 Trophy, a qual é mantida, nada mais nada menos, pelo concessionário de Ekins onde o par cria uma relação de amizade imediata. Ekins apresenta McQueen à crescente cena de competição no deserto da Califórnia e este último fica imediatamente refém deste movimento empolgante não convencional, despendendo tanto tempo quanto o possível, a galgar as dunas ou simplesmente a desfrutar da normalidade do anonimato ao passar o tempo com Ekins e os seus companheiros de provas na garagem.
Apesar das exigências de gestão de um concessionário Triumph pleno de sucesso, Ekins continua a correr, competindo com sucesso em várias provas de off-road, incluindo a Hare and Hound, Mint 400 e Baja 1000 (que ele ajudou a criar). McQueen junta-se muitas vezes a ele nas provas. Aprende depressa e é um piloto rápido e, como Ekins é um celebrado piloto que anteriormente representou os EUA na famosa prova Six Days Trial - as olimpíadas do motociclismo - facilitou a famosa inclusão de McQueen como piloto da equipa EUA no ISDT Leste Alemão de 1964 – ambos em motos Triumph. Ekins continuou a vencer quatro Medalhas de Ouro no ISDT em apenas sete anos.
A GRANDE EVASÃO
No Outono de 1962, McQueen prepara-se para voar para a Europa para as filmagens do que viria a ser uma dos filmes de maior sucesso do ano seguinte, A Grande Evasão. McQueen repara que o guião requer vários duplos como pilotos de motos e recomenda o seu grande amigo aos produtores. Ekins é contratado por quatro meses, apesar de levar muito menos tempo para McQueen (com a ajuda de Ekins) a conceber e reescrever as sequências dramáticas do seu personagem no guião.
A personagem interpretada por McQueen, o Capitão Virgil Hilts, escapou de um campo de prisioneiros de guerra, roubando uma moto e sendo perseguido através dos prados da Baviera, numa tentativa de atingir a fronteira Suíça. Com a aproximação dos soldados inimigos, Hilts tem de fazer esse espectacular salto sobre uma cerca alta de arame farpado e assim atingir a segurança relativa da neutralidade Suíça.
Entre eles, efectuando pequenos saltos de ensaio para praticarem, McQueen e Ekins analisam as aptidões da escolha off-road favorita, uma TR6 Trophy da Triumph, para produzirem o efeito dramático máximo da cena. Calculam que é necessária uma aproximação a 128 km/h para ultrapassar a cerca de arame farpado com cerca de 3,6 metros de altura aterrando numa zona inclinada cerca de 18 metros à frente. Tudo se passa sobre pisos com erva. Com muito desgosto, McQueen é sensatamente impedido pela seguradora do filme de efectuar ele próprio o salto, dando a vez a Ekins.
O salto é um dos momentos mais famosos da história cinematográfica de Hollywood. Em 1962 uma TR6 Trophy atingiria as 6.000 rpm e seria levada ao máximo de potência de 42,6 PS, mas a capacidade de resposta do potente motor Triumph e o respectivo binário avassalador do motor de dois cilindros, tornam-na na escolha preferida de McQueen e Ekins. A moto restaurada, na qual ele conseguiu efectuar o salto tal como foi visto no filme, é exibida na Triumph Motorcycles’ Factory Visitor Experience em Hinckley.
PILOTO DUPLO
O sucesso competitivo e o seu círculo de amigos abrem-lhe novas horizontes de carreira. Como "esse salto" ganhou a enorme distinção de ter sido o salto acrobático de moto mais famoso alguma vez visto num filme, aumenta a procura de Ekins como piloto duplo. Considerado como um dos melhores em Hollywood, continuará a executar papéis de duplo em filmes durante mais ou menos os 30 anos seguintes, regressando com muito ânimo, entre filmagens, ao seu negócio de concessionário.
EDIÇÕES ESPECIAIS TRIUMPH BUD EKINS
Bud Ekins foi uma verdadeira estrela dos circuitos off-road, o maior concessionário Triumph nos EUA nos anos 60, piloto duplo fora de série e com a Bonneville T100 e T120 Ekins, comemoramos respectivamente a vida, as conquistas e a longa associação com a Triumph.
A Bonneville T100 e T120 Bud Ekins são verdadeiramente edições especiais, concebidas para serem tão icónicas quanto o foi o grande homem.
EDIÇÃO ESPECIAL T100 BUD EKINS
Inspirada pela icónica Triumph Bonneville de 1959, a T100 é já uma moto clássica moderna, com uma personalidade diferenciadora e ADN original Bonneville. Esta é uma divertida e acessível edição especial, com motor de dois cilindros de 900 cc, que celebra as conquistas fantásticas de Bud Ekins como o piloto mais célebre das provas no deserto, o concessionário Triumph de maior dimensão nos anos 60 do mercado Americano e piloto duplo em Hollywood.
EDIÇÃO ESPECIAL T120 BUD EKINS
Com toda a personalidade, estilo e perfil da nossa Bonneville original de 59, esta nova e belíssima edição especial da T120, comemora a vida e as conquistas do piloto Americano Bud Ekins de provas no deserto, piloto duplo e ícone do motociclismo.