A nossa história
CRONOLOGIA
A Triumph tem um legado único. É uma história orgulhosa plena de sucessos para inspirar as próximas gerações.
The Moments That Define Triumph
- 1900 - 1939
- 1940 - 1959
- 1960 - 1989
- 1990 - 2009
- 2010 - 2020
Founding An Industry
1900 - 1939
The Genius
1940 - 1959
Racing Success
1960 - 1989
THE RETURN
1990 - 2009
A BOLD FUTURE
2010 - 2020
1900 - 1939
1900 - 1939
1902: A PRIMEIRA TRIUMPH
É produzida a primeira Triumph, subsequentemente conhecida como Nº 1. Projectada pelo engenheiro Mauritz Schulte, foi equipada com um motor Minerva de 2.2 cv, de origem belga.
1900 - 1939
1900 - 1939
1907: A PRODUÇÃO DE MOTOS ATINGE 1.000 UNIDADES
A produção anual de motos atinge 1.000 unidades e a Triumph lança um novo motor de 450 cc que debita 3,5 cv. A fábrica é transferida para um local de maior dimensão na Priory Street, em Coventry.
1900 - 1939
1900 - 1939
1908: A TRIUMPH VENCE O TT
Tendo cortado a meta em segundo lugar no primeiro Isle of Man TT da história, em 1907, Jack Marshall vence a prova de monocilíndricas numa Triumph, à média de 40 milhas por hora (64 km/h).
1900 - 1939
1900 - 1939
1915: A PRIMEIRA MOTO TRIUMPH TYPE H "TRUSTY"
A Triumph começa a fornecer, às forças aliadas na Primeira Guerra Mundial, as motos type H "Trusty", de 499 cc. Em 1918, 30.000 dessas motos monocilíndricas arrefecidas a ar já estavam ao serviço dos militares.
1900 - 1939
1900 - 1939
1927: A FÁBRICA DE COVENTRY
A fábrica de Coventry da Triumph, então com mais de 46 mil metros quadrados e empregando mais de 3.000 pessoas, atinge a produção anual de 30.000 unidades.
1900 - 1939
1900 - 1939
1936: EDWARD TURNER
Os negócios de automóveis e motos da Triumph são separados, sendo o último adquirido por Jack Sangster. Recruta imediatamente Edward Turner como projectista-chefe da empresa.
1900 - 1939
1900 - 1939
1937: É APRESENTADA A SPEED TWIN
Turner apresenta a Speed Twin de 498 cc, capaz de atingir mais de 90 mph (145 km/h). Considerada por muitos como a quinta-essência das motos britânicas, o motor desta moto marcará a Triumph por mais de 40 anos.
1940 - 1959
1940 - 1959
1942: UMA NOVA FÁBRICA, EM MERIDIEN
Começa a produção na nova fábrica de Meriden. Mais de 50.000 motos são vendidas às forças armadas nesse período.
1940 - 1959
1940 - 1959
1946: TIGER 100, SPEED TWIN E 3T
A empresa concentra-se em três modelos: a Tiger 100 (conduzida à primeira vitória no Grande Prémio de Manx de 1946 pelo piloto Ernie Lyons), a icónica Speed Twin e a 3T, uma touring de menor dimensão alimentada por uma motor de 349 cc.
1940 - 1959
1940 - 1959
1953: O SELVAGEM
Marlon Brando conduz uma Thunderbird 6T de 1950 com motor de 650 cc no filme O Selvagem que versa sobre gangues de motociclistas.
1940 - 1959
1940 - 1959
1955: 193 MPH (310 KM/H)
Johnny Allen inicia uma incrível era de 15 anos de recordes de velocidade para a Triumph, registando 193 mph (310,6 km/h) em Bonneville Salt Flats, pilotando a "The Devil’s Arrow", um protótipo com carenagem aerodinâmica construído por um trio de entusiastas texanos e alimentado por um motor Thunderbird de 650 cc.
1940 - 1959
1940 - 1959
1959: T120 BONNEVILLE 650
É lançada a nova Bonneville T120 de 650 cc de cilindrada. Baptizada em honra do famoso deserto de sal, a Bonneville estava destinada a tornar-se a bicilíndrica britânica mais vendida de todos os tempos.
1960 - 1989
1960 - 1989
1963: A GRANDE EVASÃO
Bud Ekins e Steve McQueen conduzem, dão saltos e destroem uma Trophy TR6 650 de 1962 no filme sobre a 2ª Guerra Mundial, um clássico de 1963, A Grande Evasão.
1960 - 1989
1960 - 1989
1966: 245 MPH (394 KM/H)!
Buddy Elmore vence a prova que talvez tenha sido a Daytona 200 mais famosa de todos os tempos numa Tiger de 500 cc - largando do final da grelha. O protótipo carenado Gyronaut X-1 marca o recorde mundial de velocidade em 245 mph (394,3 km/h) durante a Bonneville Speed Week, alimentado por dois motores Triumph de 650 cc.
1960 - 1989
1960 - 1989
1967: SUCESSO NAS PISTAS
Gary Nixon repete o feito de 1966 de Elmore com uma vitória na Daytona 200 numa Tiger 100, ao passo que John Hartle ajuda a Triumph a conquistar mais sucesso em competições, no Isle of Man Production TT. Evel Knievel faz seu famoso salto sobre as fontes do Caesar's Palace de Las Vegas, na sua Bonneville T120 TT Special.
1960 - 1989
1960 - 1989
1968: O TRIPLE DE 750 cc
O mundo tem o primeiro vislumbre do motor Triple de 750 cc, quando o revolucionário motor equipa a Triumph Trident e a BSA Rocket 3.
1960 - 1989
1960 - 1989
1969: A PRIMEIRA VOLTA À MÉDIA DE 100 MPH (160 KM/H) NO TT
Malcolm Uphill vence o Production TT numa Bonneville, registando uma volta com média superior a 100 mph (160 km/h) numa moto de produção pela primeira vez na história.
Image Source: Mortons Archive
1960 - 1989
1960 - 1989
1970: UPHILL VENCE NOVAMENTE
Uphill vence de novo o Production TT, desta vez pilotando uma Trident tricilíndrica de 750 cc preparada para o efeito. Na fábrica, é lançada a gama T120 "oil in frame".
1960 - 1989
1960 - 1989
1975: A COOPERATIVA DE MERIDEN
Apesar da quinta vitória consecutiva no Production TT da Trident de 750 cc, famosamente conhecida como Slippery Sam, e da formação da Cooperativa de Trabalhadores de Meriden, a produção da Triumph Trident chega ao fim.
Image source: FoTToFinders
1960 - 1989
1960 - 1989
1987: ULTRA SECRETO
Em grande segredo, continua o desenvolvimento do primeiro novo motor da Triumph - um quatro-cilindros de 1.200 cc - ensaiado em bancada nas novas instalações de Hinckley.
The return
The return
1990: O REGRESSO
A Triumph regressa em grande estilo ao Salão de Colónia, revelando as “naked” Trident Triple de 750 cc e 900 cc, a estradista Trophy Triple de 900 cc e de 1200 cc na versão Four e as desportivas Daytona Triple de 750 cc e de 1.000 cc na versão Four.
1990 - 2009
1990 - 2009
1996: DAYTONA T595
Entrou de rompante em cena a Daytona T595, gerando grandes listas de espera graças ao seu estilo surpreendente. Um dos exemplares torna-se a 50.000ª moto fabricada em Hinckley.
1990 - 2009
1990 - 2009
1994: SPEED TRIPLE E TIGER 900
A Triumph entra no segmento Adventure com a Tiger 900 e revive o seu legado nas pistas com a revolucionária Speed Triple de 885 cc, que corre na série de corridas Speed Triple Challenge, disputada em Donington Park. Do outro lado do Atlântico, é formada a Triumph Motorcycles America.
1990 - 2009
1990 - 2009
2000: O REGRESSO DA BONNEVILLE
Uma década após o renascimento da Triumph, a Bonneville volta à gama Triumph, encantando tanto motociclistas da velha guarda como jovens, com o respectivo estilo clássico, comportamento soberbo e funcionalidades.
1990 - 2009
1990 - 2009
2002: 100 ANOS
Um grande incêndio destrói a linha de montagem principal da Fábrica 1. É inaugurada a Fábrica 3, a primeira instalação da Triumph na Tailândia, que começa a produzir peças. É lançada a moto superdesportiva Daytona 600 de 4 cilindros.
1990 - 2009
1990 - 2009
2003: SUCESSO NAS PISTAS
Bruce Anstey vence a categoria Junior 600 na Valmoto Daytona 600, dando à Triumph sua primeira vitória no TT em 27 anos.
1990 - 2009
1990 - 2009
2006: DAYTONA 675
Começa a produção de uma Daytona de 675 cc totalmente nova, com um motor Triple que virá a conquistar diversos prémios no segmento de superdesportivas.
1990 - 2009
1990 - 2009
2007: STREET TRIPLE
Entra em cena a Street Triple, que combina uma impetuosa mistura do estilo e diversão da Speed Triple com o desempenho e comportamento da Daytona 675. É aberta a Fábrica 5, na Tailândia.
1990 - 2009
1990 - 2009
2008: CAMPEÃ DE SUPERSPORT BRITÂNICO
Glen Richards conquista o British Supersport Championship na sua MAP Embassy Triumph Daytona 675 - dando à Triumph o seu primeiro campeonato britânico da era Hinckley.
1990 - 2009
1990 - 2009
2009: STREET TRIPLE R
A Triumph faz sua primeira incursão nos modelos "R", com o lançamento da Street Triple R. Travões e suspensões de características técnicas topo de gama, elevam o conjunto líder na categoria a novos patamares.
2010 - 2020
2010 - 2020
2010: A CRUISER DO ANO
É lançada a primeira moto Triumph com transmissão por correia dentada saída de Hinckley, a Thunderbird bicilíndrica paralela de 1600 cc. A moto impressiona tanto a revista norte-americana Cycle World que esta a elege a "Cruiser do Ano".
2010 - 2020
2010 - 2020
2012: 110 ANOS
A Triumph celebra os seus 110 anos em grande estilo entrando no mercado brasileiro, enquanto as vendas anuais atingem, pela primeira vez, 50.000 motos em todo o mundo. São lançados os modelos Trophy e Tiger Explorer de 1.215 cc e feitas grandes reformulações na Street Triple e na Daytona.
2010 - 2020
2010 - 2020
2014: DE VOLTA AO PÓDIO
Gary Johnson conquista uma vitória emocionante no Isle of Man TT na categoria Supersport e Billy McConnell ganha o British Supersport Championship – ambos pilotando motos Smiths Triumph Daytona 675R. Nos EUA, Danny Eslick vence a prestigiosa Daytona 200 com uma Daytona 675R – dando à Triumph a sua primeira vitória na prova em 47 anos.
2010 - 2020
2010 - 2020
2015: UMA LENDA RENASCE
Juntamente com os lançamentos de uma Speed Triple totalmente renovada e da derradeira moto Adventure transcontinental, a Tiger Explorer, a Triumph revela uma família Bonneville totalmente nova para o século 21, com a Street Twin de 900 cc, as Bonneville T120 e T120 Black e as estreantes Thruxton e Thruxton R de 1200 cc.
2010 - 2020
2010 - 2020
2016: BELEZA BRUTAL
Lançada numa noite empolgante de corridas de arranque e música ao vivo, a nova Bonneville Bobber proporciona autenticidade inigualável, estilo personalizado com qualidade artesanal, engenharia, inovação e condução e sonoridade próprias de um “hot rod”. Isto, juntamente com as novas Street Cup, Street Scrambler, Bonneville T100 e T100 Black, transporta a nossa icónica linha Modern Classics a um patamar totalmente novo.
2010 - 2020
2010 - 2020
2017: MOTOR DE 765 cc
A Triumph lançou a inovadora, multipremiada e ganhadora gama Street Triple com um novíssimo motor de 765 cc e anunciou uma nova parceria com a Dorna para fornecer em exclusivo um motor baseado neste e vocacionado para competição, destinado ao Moto2™ World Championship, cobrindo as épocas de 2019 e seguintes.
2010 - 2020
2010 - 2020
2018: DUAS LENDAS REGRESSAM
Com a apresentação da novíssima Speed Twin e da definidora de categoria Scrambler 1200, dois nomes emblemáticos regressam à linha de produtos Triumph, cada uma proporcionando níveis demolidores nas respectivas categorias em termos de características técnicas e de aptidões.
2010 - 2020
2010 - 2020
2019: BATENDO RECORDES
A Triumph regressou ao escalão de topo da competição como o fornecedor do FIM Moto2™ World Championship com uma versão vocacionada para competição da famosa Street Triple de 765 cc, batendo 16 recordes de volta, ultrapassando a velocidade máxima de sempre de 300 km/h e levando Alex Marquez a uma histórica primeira vitória de um campeonato "motorizado pela Triumph".
2010 - 2020
2010 - 2020
2020: A MAIS-VALIA TRICILÍNDRICA
Juntando-se à premiada gama Roadster da Triumph, a Trident 660 introduziu uma dimensão totalmente nova de diversão, personalidade e estilo. Com as mais-valias acrescidas em desempenho do motor tricilíndrico, da tecnologia líder na categoria e do baixo custo de manutenção, a Trident 660 é a combinação perfeita para a nova geração de condutores que se iniciam no mundo Triumph.